quarta-feira, 3 de abril de 2013

AEDO *

Hoje revi um documentário... A COBERTA D'ALMA**!
Com ele uma pergunta se fez novamente em mim: no que acreditas, mulher?!
Acredito que tenho que cantar com alma...pois assim me pedia meu pai quando me via cantar  acompanhada de uma série primária de acordes em lá maior.
Penso que assim nossa alma vai se fazendo: de histórias em lá...melhor, de lá.
Histórias e cantorias em fragmentos, poeirinhas d'alma!
Como gosto dessa inflexão: D'Alma!
Como gosto de sua sonoridade e do que ela me inspira!
Gosto da simplicidade da velha senhora, quando no documentário faz da metafísica poesia, ao dizer de sua tradição: como é que a alma vai chegar pelada no céu? a roupa que o defunto vai vestido a terra come, apodrece! então a gente veste um amigo com as vestes do morto, para que a sua alma não chegue nua no céu...
...Nem as nossas permaneçam desamparadas sem o brilho poético lançado por essas crenças!
Poeiras D'Alma, como grãos de areia, se revelam como a infinitude de olhares, contares e cantares que podemos ter sobre nossas trajetórias por aqui nesse mundo que se revela como o mais possível e provável, o real. Se revelam como possibilidades de revelações sobre nós e "nós outros". Reconheço-me pertencente a um universo comum a vários outros.
Olho o céu.
E espero com que à noite estrelas me indiquem caminhos, sortilégios, tradições.
E que nesta visão de Paraíso me permita reencontrar com as Almas de meus ancestrais, em acordes para lá de maior, continuem me inspirando e me transformando em Aedo d'Alma!


*   Os Aedos eram poetas-cantadores que percorriam a Grécia cantando um repertório composto de lendas e tradições populares. O som de liras ou cítaras acompanhava-os- http://pt.wikipedia.org/wiki/Aedo
**Coberta d'Alma - Um Ritual para os Mortos de Osório de HIQUE MONTANARI

Nenhum comentário:

Postar um comentário