Pois bem, o grupo de teatro FOLIAS retoma a obra de Bertold Brecht, GALILEU GALILEI, e nos presenteia com FOLIAS GALILEU, fazendo sua própria leitura, desfragmentando a obra pondo nas bocas dos atores/personagens depoimentos de um passado/presente que vamos revisitar.
Peregrinando pela sua casa onde Galileu ficou em prisão domiciliar, visitamos seus cômodos e ali nos deparamos com sujeitos que viveram com ele. Através desses depoentes formamos a nossa figura de Galileu. Histórias contadas, microcosmos observados através da lente dos nossos olhos e valores. Como uma viagem pela via láctea nos tornamos ao mesmo tempo corpos celestes desse espetáculo ou puros observadores.
Uma estranha senhora nos recebe e protagoniza o papel de anfitriã que numa atitude aristocrática representa tudo aquilo que nos torna "impassíveis diante do dragão" e que resta, e que se transforma em tantos outros significados em nosso mundo contemporâneo. Como uma serpente camaleônica se disfarça e penetra na alma coletiva milenar da nossa história ocidental.
Lindas, verdadeiras e emocionantes atuações de um elenco de artistas maduros e comprometidos com sua arte.
Altamente prazeroso de assistir!
É daqueles espetáculos que a gente sai do teatro querendo falar, conversar... e pensamos então que podemos propor e realizar mudanças (seja ela em que âmbito,que plano for, afinal você tem o direito de escolha!). Acreditar que é possível, porque as grandes idéias, as grandes descobertas se perpetuam por toda eternidade, e existem aqueles que continuam por uma caminho antes iluminado, como ecos e para nos lembrar e dizer: é possível sim, acreditar no Homem, no Conhecimento e na Civilização!
A verdade se perpetua e transcende à mesquinhez do poder dogmático...
"Eppur si muove!", ou seja, "Contudo, ela se move" ! *
* (frase atribuída a Galileu Galilei dita sobre a Terra, após negação de sua Tese comprovando a Teoria Heliocêntrica à saída de seu julgamento)
SERVIÇO PARA "FOLIAS GALILEU" - dir. Dagoberto Feliz
Resenha por Dirceu Alves Jr.: Com base em criação coletiva, o grupo Folias encena os embates pessoais e intelectuais do físico e astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642) na comédia musical. Seus conflitos éticos e sua importância na revolução científica inspiraram a dramaturgia. Com Bete Dorgam, Carlos Francisco, Flavio Tolezani, Kátia Naiane, Nani de Oliveira, Rodrigo Scarpelli e outros. De 13/04/2013 a 26/05/2013.
Galpão do Folias: Rua Ana Cintra, 213 - Santa Cecília - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3361 2223
Sábado, 21h; domingo, 19h.
Bilheteria: 16h/20h (quarta a sexta); a partir das 16h (sábado e domingo).
Ingresso: R$ 30,00
Sábado, 21h; domingo, 19h.
Bilheteria: 16h/20h (quarta a sexta); a partir das 16h (sábado e domingo).
Ingresso: R$ 30,00
Cida,parabéns pelo blog e por esta postagem! Adorei!
ResponderExcluir"É POSSÍVEL sim,acreditar no HOMEM, no CONHECIMENTO e na CIVILIZAÇÃO".
Cida, viva o homem e o conhecimento!
ResponderExcluirTambém acredito; eis a nossa salvaçao!
Beijos e vida longa ao blog.
Ivam Cabral